Arquitectos Teotónio Pereira, Alcino Soutinho e Nuno Portas galardoados com Medalha de Mérito Cultural

Os arquitectos Nuno Teotónio Pereira, Alcino Soutinho e Nuno Portas foram galardoados na quarta-feira com a Medalha de Mérito Cultural pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, foi anunciado hoje, terça-feira.

De acordo com um comunicado do gabinete do secretário de Estado da Cultura, as medalhas visam reconhecer o talento e o mérito dos três arquitectos e prestar-lhes uma homenagem pública. A iniciativa surge no âmbito do Ano da Arquitectura Portuguesa, promovido pela SEC em conjunto com várias entidades públicas e privadas, que vão reunir esforços para a promoção internacional desta área.

Na opinião de Jorge Barreto Xavier, os três arquitectos que vão ser condecorados “são personalidades ímpares da cultura portuguesa, marcados por uma vida de intensa atividade no universo da arquitectura e das artes”. Sublinha ainda que a vida dos três conceituados arquitectos está “impregnada de uma persistência intelectual, resiliência, inconformismo e enorme saber nos domínios da cultura no nosso país”. “A vida e a obra dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira, Alcino Soutinho e Nuno Portas confundem-se num ponto específico onde coexistem a prática arquitectónica e urbanística, a investigação, o ensino, a actividade social e a ligação entre a sua formação base e outros domínios do universo artístico”, destaca o secretário de Estado.

Nuno Teotónio Pereira, 91 anos, nascido em Lisboa, Alcino Soutinho, 82 anos, nascido em Vila Nova de Gaia, e Nuno Portas, 78 anos, nascido em Vila Viçosa, todos com uma vasta obra, marcaram a história da arquitectura portuguesa. A cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Cultural decorrerá na quarta-feira, dia do aniversário dos estatutos da Ordem dos Arquitectos, no auditório desta entidade, pelas 12h, e contará com a presença do presidente, João Belo Rodeia.

Fonte: Público

Arquitectos