Ctesi vence Ouro e Prata no maior concurso mundial de design

Ctesi vence Ouro e Prata no maior concurso mundial de design

O design da torneira Smooth foi premiado com o Silver Award enquanto o modelo Straw foi galardoado com o Golden Award na categoria de mobiliário de banho e sanitários do concurso A'Design Awards, que tem como principal objetivo destacar os melhores produtos orientados para o design e conceitos de excelência no domínio da arte, do design e da arquitetura.

Nesta edição, em que participaram mais de 12000 concorrentes a nível mundial, o design nacional das torneiras Ctesi foi reconhecido por um júri internacional diversificado que destaca anualmente os designs mais sublimes.

O design da Straw, da autoria da designer Catarina Violante e da Smooth, da autoria do designer Jorge Marques nasceram de um desafio lançado pela Barros & Moreira à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Na resposta, desconstruiram-se as habituais formas deste tipo de produto resultando assim num conjunto de soluções que aliam o design dinâmico e a perfeita funcionalidade de uma torneira de banho Ctesi.

O design da torneira de lavatório Straw é inspirado nas formas tubulares jovens e divertidas das palhinhas que acompanham uma bebida refrescante no verão ou uma bebida quente no inverno. Com este projecto pretendia-se a criação de um objecto de design contemporâneo, arrojado mas simultaneamente divertido que surpreende pela sua simetria assimétrica. Assumindo o lavatório como um recipiente, o design salienta a torneira como o elemento de contacto com o utilizador tal como acontece com as tradicionais palhinhas. O design tem como base 2 tubos verticais que estão dispostos paralelamente, sendo que uma destas hastes está dobrada e torna-se a bica da misturadora enquanto a outra haste serve de manípulo para controlo do caudal e temperatura da água.

O design da torneira de lavatório Smooth é inspirado em formas limpas e cristalinas como a água que dela verte. Com este projecto pretendia-se a criação de um objecto de design onde são claramente assumidas as formas cilíndricas e simétricas, resultando assim numa torneira que é um prolongamento natural da tubagem onde a água circula até ao contacto com o utilizador. O design assenta na forma pura de um cilindro, fazendo com que a torneira seja um corolário natural da tubagem onde a água circula até ao contacto com o utilizador.

Sobre a Barros & Moreira, SA
A Barros & Moreira, SA dedica-se à concepção, desenvolvimento e comercialização de uma ampla gama de artigos sanitários de marca própria, assumindo particular importância o controlo na produção de torneiras e o fabrico de mobiliário de banho e cabines de duche. Aliando uma equipa de designers interna, uma força de vendas que cobre todo o território nacional e um sustentado crescimento internacional, a Barros & Moreira, S.A. destaca-se pelo crescente investimento na qualidade e design das soluções integradas para casa de banho e sistemas de canalização que propõe ao mercado profissional.
Fruto do crescimento e expansão, a empresa sentiu a necessidade de alterar o seu campo de actuação, tendo para isso efectuado uma forte aposta na concepção, desenvolvimento e produção de produtos de marca própria, ao mesmo tempo que estreitou parcerias, adquiriu participações societárias e realizou fortes investimentos de modo a assegurar o controlo sobre a produção, qualidade e comercialização dos seus próprios produtos e respectivas marcas. Assim, é garantido o controlo logístico sobre toda a cadeia de valor tendo sempre como objectivo primordial a entrega do produto com um elevado nível de qualidade.

Links úteis:
http://www.adesignaward.com/designer.php?profile=131950
www.ctesi.pt

Mais info:
Barros & Moreira, SA
Rua Industrial nº8
Zona Industrial da Ponte Seca
2510-752 Gaeiras – Óbidos

Telf.: (+351) 262 837 230
Fax: (+351) 262 837 231
rpalaio@barros-moreira.pt

CTESI